emacs dentro do Konsole, como Vim

  • k
    Message 1 of 7 , Sep 22, 2002
      Oi pessoal,

      Eu uso o mutt para me corresponder pela rede. Quando opto pelo vim
      este editor abre muito mais rapidamente que quando peço para abri-lo
      "por fora" quando deve aparece uma janela. Ele usa a própria janela
      do konsole.
      Quando opto pelo emacs ele não aparece na própria janela do console e
      sim numa outra. Isso leva pelo menos cinco segundos! Tem como tornar
      isso mais rápido fazendo que ele use a janela do console? Quando o
      vim usa a janela do console posso começar a editar a mensagem em não
      mais que dois segundos.

      Obrigado

      luiz
      --
      (o-
      //\
      Message 2 of 7 , Sep 22, 2002
        Tente emacs -nw

        On Sun, 22 Sep 2002 16:17:34 -0300
        k <lfportella@...> wrote:

> [...]
        > isso mais rápido fazendo que ele use a janela do console? Quando o
        > vim usa a janela do console posso começar a editar a mensagem em não

        Marcelo Dias de Toledo
        mailto:rw@...
        http://rw.locked.org
        Mobile: 55 71 9141-7181
      • k
        Message 3 of 7 , Sep 23, 2002
          Funcionou! Obrigado.
          Mas, aqui estou eu denovo com o Vim...
          Coloquei lá em /home/nome/.mutt/muttrc :

          set editor="emacs -nw" e funcionou bem, só que continuou a carregar o tamanho que seria da janela, ou seja, não enquadrava bem na janela do console!

          coloquei set editor="emacs -nw -q" e funcionou muito bem, sem janela, dentro do console, e se enquadrando ao tamanho da janela do console.

          surgiu um problema e tentei resolver criando um arquivo /home/nome/.emacs_mutt de onde tirei a parte que definia o tamanha da janela e deixava todo o resto. e então tentei set editor="emacs -nw -q -l /home/nome/.emacs_mutt" e o problema persistiu.

          Acontece que em todos esses casos não dá pra acentuar, o C-w, C-y não funcionam e por ai vai. Agluém usa o mutt e emacs com a opção -nw? Como resolver isso?

          muito obrigado!

          luiz

          # Marcelo Dias de Toledo <rw@...>

          --
          (o-
          //\
          Message 4 of 7 , Sep 23, 2002
            Marcelo,

            Usando isto, quando vou editar uma mensagem aparece:

            mas tudo continua muito estranho, por exemplo:
            se digito: ~+o >acontece> torna maiúscula a palavra seguinte.

            se digito: ç >é chamada uma função> Set face: default (M-g d), bold (M-g b), italic (M-g i), l = bold-italic (M-g l)...

            e muito mais ...

            estou usando a versão GNU Emacs 21.1.1. Tem algumas outra saída a se tentar? Acho que outro comando do .emacs não estas interfirindo.

            obrigado pela ajuda
            luiz

            # Marcelo Dias de Toledo <rw@...>

            --
            (o-
            //\
            Message 5 of 7 , Sep 23, 2002
[...]

              On Mon, 23 Sep 2002 04:49:35 -0300
              k <lfportella@...> wrote:

> [...]
              >
              > Acontece que em todos esses casos não dá pra acentuar, o C-w, C-y não funcionam e por ai vai. Agluém usa o mutt e emacs com a opção -nw? Como resolver isso?

              Marcelo Dias de Toledo
              mailto:rw@...
              http://rw.locked.org
              Mobile: 55 71 9141-7181
            • Jorge Godoy
              Message 6 of 7 , Sep 23, 2002
                k <lfportella@...> writes:

                > estou usando a versão GNU Emacs 21.1.1. Tem algumas outra saída a se
                > tentar? Acho que outro comando do .emacs não estas interfirindo.

                Apenas por curiosidade, mantenha o mouse na mesma janela que está o
                Emacs e tente acentuar. O que acontece?

                --
                Godoy. <godoy@...>

                "Ser poeta não é minha ambição, é minha maneira de estar sozinho"
                (Being a poet is not my ambition, it's my way of being lonely)
                - Fernando Pessoa
              • k
                Message 7 of 7 , Sep 24, 2002
                  Godoy,

                  Continua dando a mesma loucura. Sei que em Sparc tem umas definições assim, se o cursor está ou não sobre a janela, para torna-la ativa. Em linux, uso conectiva 8, ainda não vi isso.

                  Mas notei uma outra coisa. Ali no "modeline", onde aparece a coluna e a linha do cursor, as primeiras letras são:

                  --:-- (nome do arquivo) em geral, se o arquivo está salvo
                  --:** (nome do arquivo) se não está salvo
                  -3>1:-- (nome do arquivo) se o arquivo está salvo, é latin-1 e está com o método latin3-prefix

                  Quando se usa a opção "-nw" aparece um -F1.
                  --:---F1 (nome do arquivo)

                  O que significa esse -F1? Como chamar o emacs sem janela sem que apareça esse -F1?

                  Sei agora que dá pra acentuar chamando os métodos latin-x-prefix ou latin-x-postfix, onde x é um número de 1 a 9 (testei com 1 e 3). É chato estes métodos, quando se está com o modo sed janela! (não existe isso quando se usa janela). Com o prefix "é" deve ser feito com " '+ espaço + e". O postfix é um pouco menos pior. Nos dois não posso usar o "ç".

                  Obrigado
                  luiz

                  --
                  (o-