Loading ...
Sorry, an error occurred while loading the content.

Espanha Ano Dois Mil - novidade literária

Expand Messages
  • Jose Murilo Junior
    Saúdo a rede, e encaminho divulgação de interesse. José Murilo. Espanha Ano Dois Mil - novidade literária - Fernando Ribeiro Com muita satisfação venho
    Message 1 of 1 , Oct 21, 2005
    • 0 Attachment
      Saúdo a rede, e encaminho divulgação de interesse.
      José Murilo. 
       
       

      Espanha Ano Dois Mil
      - novidade literária -
      Fernando Ribeiro


      Com muita satisfação venho saudar a nossa rede , e a irmandade, para anunciar uma novidade. Muitos certamente se lembram dos acontecimentos da Espanha no ano 2000 , amplamente divulgados pelo Daime-groups
      e pelo site " santodaime.org".


      É verdade que cinco anos se passaram, mas os assuntos e estudos estão sempre na pauta, especialmente a legalidade e o reconhecimento das tradições enteógenas na sociedade moderna, e nesse sentido o caso da Espanha é sempre uma referência importante. Tenho ouvido muita coisa sobre aqueles fatos, e percebo que a desinformação é grande, provavelmente falha nossa, e talvez seja esse um dos motivos de retomar o fio daquela comunicação.


      Ainda durante a tempestade – comentávamos isso nas conversas noturnas, dentro da cela – tanto eu como o Chico sabíamos que a história havia ficado grande. Não podíamos ter certeza se era parte do plano, se estava tudo preparado e tinha que acontecer daquela maneira, mas uma frase ficou gravada na memória: "se não era, virou". Evidente que não se tratava mais de um caso pessoal ou particular nosso. Estava em andamento um capítulo importante na história das plantas sagradas americanas, agora atravessando os portões do velho continente.


      Era a Espanha e o ano dois mil. Estava em jogo o abrir ou fechar de uma grande porta, e minha vontade era buscar as origens das tradições enteógenas americanas, sua história, desde a antiguidade até os dias atuais, e sua sobrevivência aos quinhentos anos de conquista. Era o caminho natural para provar a legitimidade destas tradições: a utilização das plantas sagradas – com respeito e seriedade – em busca de conhecimentos, uma prática muito antiga e difundida nas Américas. Para completar ainda mais estávamos justamente na Espanha, Abril do ano dois mil, e se falava muito da chegada dos europeus ao novo mundo, do encontro das civilizações, os navegantes e os povos pré-colombianas, e nesses ambientes nasceu a idéia – semente – deste trabalho.


      Hoje posso dizer que o primeiro passo foi dado. O primeiro volume – um livro – está pronto. Se tudo correr bem será lançado – esta é a novidade – no dia 3 de Novembro na livraria "DaConde", no Leblon, Rio de Janeiro.



       

      O titulo é:

      "Os incas, as plantas de poder e um tribunal espanhol"
      Editora Mauad.

      A capa – sua arte – cabe ao Guta, grande amigo e artista, e o prefácio – outro grande trunfo – é assinado por Leonardo Boff. Certamente – até independente do livro – um depoimento histórico sobre as tradições ayahuasqueiras americanas.

      Sei bem que o tema é polêmico e escrever sobre ele mais ainda, mas as cartas já estão na mesa. O alvo desta vez não é o público iniciado, como acontece com a maioria da literatura ayahuasqueira, procurei escrever para pessoas leigas, como eram aqueles juizes e advogados espanhóis, onde nasceu a idéia do livro, introduzindo o assunto com muito cuidado e sem verdades prontas.

      Depois do Rio deve haver lançamentos em outras cidades, provavelmente no mês de Novembro, e serão anunciados na rede.

      O objetivo central é trazer novas luzes sobre esta face tão contundente quanto desconhecida de nossa história, cuja raiz se espalha vigorosa pelos vastos territórios do continente americano, e resiste – silenciosa – no âmago de uma solene cerimônia.

      Estão todos convidados para o lançamento
      dia três de Novembro – quinta-feira
      na livraria DaConde, Rua Conde de Bernardete, 26,
      lj 125, Leblon (perto da Cobal)
      a partir das 19:00 hrs.
      Nos vemos por lá.

      Um abraço a todos,
      Fernando Ribeiro
      feramazon@...
    Your message has been successfully submitted and would be delivered to recipients shortly.