UnitedLinux em resumo

  • Roberto Teixeira

      Alguém fez algo semelhante em outra lista, então resolvi postar aqui algo
      semelhante, já que este é um assunto que obviamente chama atenção de um monte
      de gente. Isto é mais ou menos o que eu lembro sobre o UnitedLinux para
      deixar as coisas às claras :-) Dúvidas? Pode perguntar :)

      1) A UnitedLinux será um distribuição-base desenvolvida em conjunto entre a
      Caldera, Conectiva, SuSE e TurboLinux. A idéia é facilitar o suporte e
      certificação por parte dos grandes fabricantes de hardware e software.

      2) A distribuição é voltada ao mercado corporativo e não ao usuário doméstico.

      3) Cada distribuição é responsável por partes do sistema como um todo e um
      grupo formado por alguns desenvolvedores de cada distribuição trabalham na
      padronização. O papel de cada distro muda (não necessariamente) a cada nova
      release do UL. Não sei o que cada distro faz na versão 1, mas a Conectiva
      fica com kernel, HA e bibliotecas básicas do GNOME (não me perguntem porque:)
      entre outras coisas.

      4) Cada distribuidor poderá adicionar suas próprias "extensões" à base comum.
      O modo de instalação e uso do sistema depende de cada distribuição embora a
      lógica seja de que eventualmente isso se unifique. Por exemplo, a Conectiva
      continua com o apt, continua com o Linuxconf, etc.

      5) As respectivas distribuições não deixam de existir automaticamente (embora
      pareça que a Turbolinux vá se concentrar apenas no UL). A Conectiva
      continuará com o desenvolvimento do Conectiva Linux independentemente do
      UnitedLinux, embora todos os melhoramentos do UnitedLinux que possam ser
      livremente distribuidos devam ser incluidos no Conectiva Linux. Cada
      distribuição irá empacotar sua própria distribuição "powered by UL" ou algo
      assim.

      6) O Conectiva Linux continua de livre distribuição (só para confirmar)

      7) Os ISOs do UnitedLinux não vão ser distribuidos gratuitamente já que
      provavelmente haverá componentes de não livre distribuição (YAST me vem à
      mente) incluído. Os fontes e os pacotes SÃO de livre distribuição. Neste
      sentido funciona exatamente como a SuSE que não distribui ISOs, mas permite
      instalação a partir de FTP por exemplo gratuitamente.

      É mais ou menos isso. Se esqueci de algo (provável), podem perguntar. Melhor
      perguntar do que simplesmente imaginar ;-)

      Roberto.
    • Gustavo Noronha Silva
      Message 2 of 10 , May 31, 2002
        Em Fri, 31 May 2002 16:23:38 -0300, Roberto Teixeira <roberto@...> escreveu:

        > 6) O Conectiva Linux continua de livre distribuição (só para confirmar)

        ufa... =D

> [...]
        > sentido funciona exatamente como a SuSE que não distribui ISOs, mas permite
        > instalação a partir de FTP por exemplo gratuitamente.

        Minha pergunta básica é: o que for criado pela UL vai poder ser usado
        pelo Debian? Dê uma olhada na Debian Free Software Guidelines para
        referencia (a DFSG é o que depois se tornou "Definição de Software
        Open Source": http://www.debian.org/social_contract)

        Bom, você respondeu isso... mas qual a posição da conectiva?

        As modificações a softwares BSD-like vão ser devolvidas à comunidade?
        Essa pergunta é difícil de sustentar, já que a licença permite, mas
        é algo importante...

        O esquema de licenciamento da Caldera então foi jogado no lixo?

        apesar de que... esse parágrafo acho que responde minha dúvida, só estou
        tentando sair da "tonteada" que essa porrada me deu =D...

        já vi que vou ter de me alinhar de novo com a Red Hat pra segurar
        essa brincadeira =D...

        []s!

        --
        kov@...: Gustavo Noronha <http://people.debian.org/~kov>
        Debian: <http://www.debian.org> * <http://debian-br.cipsga.org.br>

      • Roberto Teixeira

          On Friday 31 May 2002 18:12, Gustavo Noronha Silva wrote:
> [...]
          > pelo Debian? Dê uma olhada na Debian Free Software Guidelines para
          > referencia (a DFSG é o que depois se tornou "Definição de Software

          Não sei responder isso. Sei que o YAST provavelmente será usado por algumas
          distribuições UL e o YAST é proprietário. Mas muita coisa deverá ser GPL. Até
          onde eu sei (não ponho a mão no fogo) o que realmente não será de livre
          distribuição será o conjunto inteiro, ou seja, a distribuição como um todo (o
          ISO, vá lá). Os pacotes separados serão provavelmente distribuidos sob
          soluções opensource.

          > Bom, você respondeu isso... mas qual a posição da conectiva?

          Não sei, mas tudo o que eu respondi aqui são coisas que me foram passadas
          dentro da empresa, então devo crer que muito está de acordo com a posição da
          Conectiva. Só posso sugerir que você direcione esta pergunta ao SAC (acho que
          é o melhor canal). Desculpe, mas esta pergunta pede um canal oficial.

          > As modificações a softwares BSD-like vão ser devolvidas à comunidade?
          > Essa pergunta é difícil de sustentar, já que a licença permite, mas
          > é algo importante...

          Só posso responder o que coloquei na pergunta sobre a DFSG: provavelmente. Mas
          é difícil para mim te dizer o que vai ser feito, até porque muita coisa será
          feita por outras distros e só conheço a Conectiva. Conhecendo a Conectiva eu
          posso dizer que é quase certo que sim, já que pelo menos até hoje tudo o que
          foi desenvolvido aqui dentro foi distribuindo sob GPL.

          > O esquema de licenciamento da Caldera então foi jogado no lixo?

          No idea. Tem que perguntar para a Caldera. Mas as respectivas distribuições
          não serão terminadas e portanto a Caldera pode manter suas licenças quanto ao
          OpenLinux da mesma forma que o Conectiva Linux não será afetado pela licença
          do UnitedLinux.

> [...]
          > tentando sair da "tonteada" que essa porrada me deu =D...
          >
          > já vi que vou ter de me alinhar de novo com a Red Hat pra segurar

          Bom, se você acha... Pessoalmente tenho vários pontos contra a Redhat, mas é
          algo pessoal, acho eu :-)

          Roberto.
        • Gustavo Noronha Silva
          Message 4 of 10 , May 31, 2002
            Em Fri, 31 May 2002 22:16:31 -0300, Roberto Teixeira <roberto@...> escreveu:

> [...]
            > OpenLinux da mesma forma que o Conectiva Linux não será afetado pela licença

            Sim... a pergunta foi mal feita: o esquema de licenciamento da caldera será
            usado no UL? Isso parece que você respondeu na outra mensagem, mas ficou
            uma coisa meio duvidosa: todas as distribuições baseadas em UL vão ter
            cobrança de licença ou isso fica pra ser decidido pelas empresas "locais"?

            > Bom, se você acha... Pessoalmente tenho vários pontos contra a Redhat, mas é
            > algo pessoal, acho eu :-)

            Eu tenho os meus, como distribuição, principalmente (veja a thread sobre
            mudanças drásticas na glibc sem mostrar isso na versão)... mas como empresa
            ela sempre respeitou o software livre, deu todo o seu trabalho de volta
            para a comunidade e paga alguns dos caras que eu mais preso no software livre
            como Havoc Penington, grande cara do Gtk/Gnome que foi Debian developer...

            Quando ele era desenvolvedor Debian que ele foi contratado pela RH e eles
            disseram que ele poderia continuar trabalhando no Debian (e no Gnome-APT
            que ele estava fazendo na época)... isso foi respeitoso, mesmo ele decidindo
            que não teria tempo para se dedicar como desenvolvedor oficial e "deixado"
            o Debian...

            Podemos discutir isso mais a fundo em uma outra thread, tenho interesse
            em saber seus pontos... eles podem me fazer ver o que ainda não vi =)

            Btw, obrigado pela sua disposição em tirar essas dúvidas =)

            []s!

              On Friday 31 May 2002 22:55, Gustavo Noronha Silva wrote:
              > uma coisa meio duvidosa: todas as distribuições baseadas em UL vão ter
              > cobrança de licença ou isso fica pra ser decidido pelas empresas "locais"?

              Não sei o que está em contrato (essas coisas são confidencias e abertas apenas
              às esferas superiores do Olimpo :), mas estando ou não em contrato, sei que
              vai haver licenciamente per-seat de todas as distros UL.

              Roberto.
            • Gustavo Noronha Silva
              Message 6 of 10 , Jun 1, 2002

                • Gustavo Noronha Silva
                  Message 8 of 10 , Jun 1, 2002
                    Em Sat, 1 Jun 2002 17:30:22 -0300, Roberto Teixeira <roberto@...> escreveu:

                    > Bom, a licença vai ser per-seat, se isso inclui uma caixinha para cada licença
                    >
                    > ou é apenas para suporte eu não sei (acho que sim). Mas se você for pensar,
                    > isso não faz muita diferença na prática.

                    Bom... faz muita diferença se você só quer ter uma base instalada sem contratar
                    suporte ou quiser contratar suporte de outra empresa.

                    > O código-fonte vai ser distribuído.

                    Não, não ficou claro... lá no FAQ dá a entender que o *produto* UL
                    como um todo vai poder ser baixado para uso não comercial, não somente
                    as partes livres...

                    Tá bom, vamos colocar de um jeito bem objetivo: eu quero usar UL no
                    meu laptop novo (ele inteiro)... como eu posso obtê-lo?

                    Outra: em uma mensagem você falou em instalação gratuita via ftp...
                    essa parte está ainda muito confusa e contraditória.

                    []s!

                      On Saturday 01 June 2002 17:42, Gustavo Noronha Silva wrote:
                      > Bom... faz muita diferença se você só quer ter uma base instalada sem
                      > contratar suporte ou quiser contratar suporte de outra empresa.

                      Mas a UnitedLinux é para grandes corporações. Empresas que não vão pagar
                      suporte, podem usar o Conectiva Linux (ou Debian) ou whatever. Mas é isso aí,
                      mesmo.

                      > Não, não ficou claro... lá no FAQ dá a entender que o *produto* UL
                      > como um todo vai poder ser baixado para uso não comercial, não somente
                      > as partes livres...

                      Nops, o FAQ diz:

                      Will users be able to download free versions of UnitedLinux
                      for non-commercial uses, similar to how Linux is freely
                      available today?

                      Yes, UnitedLinux sources will be made available for free download
                      as soon as version 1 is released.

                      Ou seja, os _fontes_ serão distribuídos.

                      > Tá bom, vamos colocar de um jeito bem objetivo: eu quero usar UL no
                      > meu laptop novo (ele inteiro)... como eu posso obtê-lo?

                      O UnitedLinux é um produto para corporações. Não é uma distro para usuário
                      doméstico. Estamos nos repetindo demais aqui :-)

                      > Outra: em uma mensagem você falou em instalação gratuita via ftp...
                      > essa parte está ainda muito confusa e contraditória.

                      Opa! Na outra mensagem eu mencionei que a SuSE tinha instalação por FTP. Eu
                      estava apenas comparando com a SuSE que também não permite a distribuição
                      livre do ISO. O código-fonte será distribuído, mas não os binários (soube
                      disse ontem).

                      Roberto.
                    • Vagner Farias
                      Message 10 of 10 , Jun 3, 2002
                        On Sat, 1 Jun 2002, Gustavo Noronha Silva wrote:

                        > Em Sat, 1 Jun 2002 17:30:22 -0300, Roberto Teixeira <roberto@...> escreveu:

                        [..]

                        > Bom... faz muita diferença se você só quer ter uma base instalada sem contratar
                        > suporte ou quiser contratar suporte de outra empresa.

                        Neste caso, a solução para você não seria uma distro "UL powered". Utilize
                        um Conectiva Linux "normal", sem os eventuais add-ons que poderão estar
                        contidos na versão UL. Possivelmente o escopo de suporte também seja
                        diferenciado entre as distros.

                        > Tá bom, vamos colocar de um jeito bem objetivo: eu quero usar UL no
                        > meu laptop novo (ele inteiro)... como eu posso obtê-lo?

                        Comprando. Entretanto, se você quiser, poderá baixar os fontes dos
                        softwares open source, compilá-los e instalá-los. Até onde sei, as opções
                        serão estas.

                        []'s

                        --
                        Vagner Farias.