SPAMers

  • Eugenio C. G. Hansen
    Message 1 of 3 , May 26, 2002
      Os SPAMERS brasileiros finalmente "nacionalizaram" o "Acordo de Bases
      Internacionais..." Vejam o q recebi.

      Paz e bem

      Eugenio
      --
      Eugenio C. G. Hansen
      Porto Alegre, RS, Brasil
      Message 2 of 3 , May 26, 2002
        Eu quero mais eh que continuem e se espalhem essas msgs com esse
        cabecalhos no final, o procmail adora elas :) sao cheias de palavras
        chaves

        On Sun, 26 May 2002, Eugenio C. G. Hansen wrote:

        > Os SPAMERS brasileiros finalmente "nacionalizaram" o "Acordo de Bases
> [...]

      • Charles Roberto Pilger
        Message 3 of 3 , May 27, 2002
          On 26 May 2002 at 9:15, Eugenio C. G. Hansen wrote:
          > Os SPAMERS brasileiros finalmente "nacionalizaram" o "Acordo de Bases
          > Internacionais..." Vejam o q recebi.

          Segue a íntegra do projeto de lei n. 6.210, que, como pode ser vista,
          permite que spams na verdade sejam enviados, só que apenas uma vez.
          Muito bons os cometários sobre o projeto publicado em

          http://www.sedep.com.br/informativo_sedep/artigos/artigo226.htm

          Projeto de Lei nº 6.210, de 2002

          Limita o envio de mensagem eletrônica não solicitada ("spam"), por
          meio da Internet.

          O Congresso Nacional decreta:

          Art. 1º Esta lei dispõe sobre as limitações ao envio de mensagens
          eletrônicas não solicitadas ("spam"), por meio da Internet,
          originadas ou destinadas a computadores instalados no País.

          Art. 2º Considera-se mensagem eletrônica não solicitada ("spam"),
          para os efeitos desta lei, a mensagem eletrônica recebida por meio de
          rede de computadores, sem consentimento prévio do destinatário, e que
          objetive a divulgação de produtos, marcas, empresas ou endereços
          eletrônicos, ou a oferta de mercadorias ou serviços, gratuitamente ou
          mediante remuneração.

          Art. 3º Toda mensagem eletrônica não solicitada deverá atender aos
          seguintes princípios:

          I - a mensagem poderá ser enviada uma única vez, vedada a repetição a
          qualquer título sem o prévio consentimento do destinatário;

          II - a mensagem deverá conter, no cabeçalho e no primeiro parágrafo,
          uma identificação clara de que se trata de mensagem não solicitada;

          III - o texto da mensagem conterá a identificação do remetente e um
          endereço eletrônico válido; e

          IV - será oferecido um procedimento simples para que o destinatário
          opte pelo não recebimento de outras mensagens do mesmo remetente.

          Parágrafo único. É vedado o envio de mensagem eletrônica não
          solicitada a quem tiver se manifestado ao remetente contra seu
          recebimento.

          Art. 4º Todo usuário de rede de computadores que utilizar serviço de
          correio eletrônico tem o direito de identificar, bloquear e optar por
          não receber mensagens eletrônicas não solicitadas.

          § 1º O destinatário pode exigir do seu provedor de acesso ou de
          correio eletrônico, ou do provedor do remetente, o bloqueio de
          mensagens não solicitadas, desde que informado o endereço eletrônico
          do remetente.

          § 2º É obrigação do provedor atender às solicitações de que trata o
          parágrafo anterior em prazo não superior a vinte e quatro horas,
          vedada a cobrança de taxas de qualquer natureza.

          § 3º Não será responsabilizado pelo recebimento indevido de mensagem
          eletrônica não solicitada o provedor de acesso ou de serviço de
          correio eletrônico que tenha se utilizado, de boa fé, de todos os
          meios a seu alcance para bloquear a transmissão ou recepção da
          mensagem.

          Art. 5º As infrações aos preceitos desta lei sujeitarão o infrator à
          pena de multa de até oitocentos reais por mensagem, enviada,
          acrescida de um terço na reincidência.

          Art. 6º Esta lei entra em vigor em sessenta dias, contados da sua
          publicação.

          --
          Charles Roberto Pilger (charles@...)
          Webmaster/Webdeveloper do servidor institucional da Unisinos