Loading ...
Sorry, an error occurred while loading the content.

** PARTICIPE ** - Ajude a proteger a Natureza e a nossa Sa úde, BOICOTE OGMs!

Expand Messages
  • [InfoNature.Org] - E-News
    Apoio e colaboração: InfoNature.Org - www.infonature.org ... Dia Mundial contra os OGM s * 8 de Abril (14h às 18h) - Praça da Figueira - Lisboa * BOICOTE
    Message 1 of 1 , Apr 5, 2006
    • 0 Attachment
      Apoio e colaboração: InfoNature.Org - www.infonature.org

       
       
      Dia Mundial contra os OGM's
      * 8 de Abril (14h às 18h) - Praça da Figueira - Lisboa *
       
      BOICOTE Organismos Geneticamente Modificados
       
      Não à coexistência, sim à resistência!
      Biológico sim, Transgénico não!
      Negócio no meu prato é que não!
       
      OGM Milho Granada Biohazard
       
       
      O que são os organismos geneticamente modificados?

       Um organismo geneticamente modificado (OGM, ou transgénico) é um organismo no qual foi incorporado um ou mais genes que lhe são estranhos, provenientes de outro organismo, com o objectivo de obter certas características tidas como desejáveis. Ao contrário das técnicas de melhoramento tradicional, em que os resultados são visíveis apenas ao fim de alguns anos, com a engenharia genética as alterações manifestam-se logo na primeira geração. Este processo permite que um organismo seja lançado na natureza sem que tenha passar pela difícil prova de admissão que é a selecção natural.

      «Um Auschwitz molecular... tenho a sensação que a ciência transgrediu uma barreira que devia ter permanecido inviolada... não é possível eliminar uma nova forma de vida uma vez libertada no ambiente... vai sobreviver-nos a nós, aos nossos filhos, e aos filhos dos nossos filhos... um ataque irreversível à biosfera é algo tão desconhecido, tão impensável em gerações anteriores, que eu só desejava que não tivesse sido a minha geração a culpada» - Erwin Chargaff, bioquímico, considerado por muitos como o pai da biologia molecular.

      Está comprovado através de vários estudos científicos independentes, que os OGM são muito perigosos tanto para a saúde humana, como em especial para o ambiente. Impedir que as empresas de biotecnologia destruam a natureza e a nossa saúde, depende de todos nós. PARTICIPE - BOICOTE OGMs.

       
      .: OS PERIGOS DOS OGM's :.
       
       
       
       

      :: DETALHES SOBRE A ACÇÃO DE DIA 8 ::

       

      Auschwitz Molecular na Praça da Figueira
      Dia Internacional Contra os Transgénicos

       GAIA_logo_450_png Infonature Logo
      Transgénicos Fora do Prato - Milho Granada
       CEM Logo
      No próximo Sábado, dia 8 de Abril, entre as 14h e as 18h, activistas e artistas convergem na Praça da Figueira (Lisboa) para uma “maniperforestação” contra os organismos geneticamente modificados (OGM), no âmbito do Dia Internacional Contra os Transgénicos.

      A Praça da Figueira será apenas um dos mais de 120 pontos de acção contra os transgénicos espalhados por todos os continentes (...) num total de 1236 acções por todo o mundo.

      Em Portugal, foi lançado um apelo à comunidade artística para se juntar a uma intervenção artística na Praça da Figueira. A acção contará com exposições, bancas de informação, teatro e dança de rua, sopinha e histórias sobre agricultores (para miúdos e graúdos), actividades com crianças, comida biológica e livre de transgénicos, projecção de vídeos e projecção de uma video-conferência internacional. Em volta da estátua do D. João, serão colocados painéis onde será desenhado um graffiti contra os transgénicos. No centro da praça será erguida uma maçaroca gigante e uma plantação de flores.

      À noite, o espaço Zaragata em Setúbal, organiza um concerto de beneficiência para a Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais - Associação Colher para Semear, uma rede recém criada com o objectivo de proteger a biodiversidade agrícola portuguesa, recuperando e mantendo vivas as sementes portuguesas tradicionais e livres de transgénicos.

      Mais informações: http://stopogm.net | http://gaia.org.pt | http://www.infonature.org | http://www.c-e-m.org

       
       

       

      PARTICIPE!         8 ABRIL         14h às 18h            Praça da Figueira - Lisboa
       

      O C.E.M, Espaço em Movimento em conjunto com o GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental), a InfoNature.Org e com a Plataforma Trangénicos Fora do Prato, está a organizar, para dia 8 de Abril na Praça da Figueira das 14h às 18h, uma tarde dedicada à luta contra os organismos genéticamente modificados(OGM's, produtos trangénicos) em Portugal e no Mundo.


      Sendo, este dia, 8 de Abril, o dia internacional de luta contra os OGM, no qual haverão protestos por  todo Mundo, estes grupos, escolheram uma maneira criativa de fazer um protesto, podendo abarcar toda a gente nas actividades que se irão realizar!

      Artes em protesto para todos:

      * uma plantação de flores em plástico em forma de teatro/ dança de rua;

      * instruções : como comer uma maçã;

      * sopinha e histórias sobre agricultores para miúdos e graúdos;

      *performance com jogo de badmínton;

      * pinturas, frases e desenhos sobre o tema.

      Para além de todas estas (cri)actividade, nas quais, todas as pessoas podem e devem intervir, haverá também um espaço mais dedicado às crianças onde poderão experimentar um teatrinho de marionetas sobre a Mãe - Terra, fazer pinturas, fazer recortes,colagens,etc...enfim, dar largas à imaginação!

      Haverá sopa e frutas biológicas com que todos se poderão deliciar!

      Tendo em conta o carácter artistico-ecológico desta actividade, teremos o cuidado de utilizar o máximo de materias reciclados e de pintar faixas e construir objectos que possam ser, posteriormente, utilizados!

      Estará também à vista de todos uma pequena exposição com posters, panfletos, informações e dicas acerca do cultivo/ consumo de alimentos trangénicos; o impacte ambiental/ na saúde; o interesse para as grandes empresas de biotecnologia deste tipo de cultivo,etc..
      Por outro lado, a tenda que estará montada servirá para debates/conversas e até mesmo para projectar um documentário acerca do tema!


      O mais importante é esta mensagem chegar ao maior número de pessoas para que a maioria possa estar presente nesta actividade para todos: pais, avós, crianças, jovens! Afinal é do futuro que tratamos aqui: daquilo que iremos comer; de quem dependemos para nos alimentar. Estará certo alterarem espécies milenares de alimentos em prol de uma indústria que favorece quase totalmente as grandes multinacionais de biotecnologia? E os nossos agricultores? E a nossa produção? E toda a Biodiversidade da Natureza, como poderemos mostrá-la aos nossos filhos, amigos e familiares?

      São perguntas como esta que poderão ter alguma resposta neste encontro de uma forma leve, tocante e atenta de que só com as nossas escolhas e através da nossa consciência poderemos parar o crescimento do cultivo de OGM's!

      Não à coexistência, sim à resistência!
      Biológico sim! Transgénico não! Negócio no meu prato é que não!


      Para mais informações:

      http://stopogm.net
      http://gaia.org.pt

    Your message has been successfully submitted and would be delivered to recipients shortly.